Muito além do Kpop: Durante pandemia, Lives em Full HD transmitem a sensação de como é caminhar por Seul, capital da Coreia do Sul

Os bairros exibidos nas Lives mesclam o tradicional da cultura coreana com a nova cena pop, movimentado especialmente pela crescente onda do Kpop, que aos poucos foi conquistando espaço na mídia mundial

안녕!˜˜˜˜

Partiu Coreia????

Com a chegada do Hallyu (a onda coreana) que se espalhou mundialmente, o país ganhou a atenção da nova geração e os holofotes da mídia. As novelas (dramas) e música (Kpop), transformaram a Coreia em um destino desejo de inúmeras pessoas ao redor do mundo, tanto por causa da sua cultura, gastronomia e belas paisagens naturais, quanto pelo entretenimento em geral.

Um bom exemplo, é o boygroup BTS (Bangtan Boys/ 방탄소년단), que com “Dynamite” conquistou o topo da parada Billboard Hot 100 dos Estados Unidos.  Conseguindo um feito inédito para bandas sul coreanas, como vencer VMA (Video Music Awards) 2020 em todas as categorias que concorria – incluindo o Melhor Clipe Pop. Fora isso, com o lançamento do MV, o clipe já acumula mais de 100 milhões de views na plataforma de streaming do Youtube, batendo recorde nas primeira 24 horas.

Entretanto, com a chegada da pandemia, visitar o país se tornou uma missão quase impossível, pois como outros países ao redor do mundo, a Coreia também possui uma rígida política de isolamento social.

Pensando nisso, o Centro Cultural Coreano Brasil criou o projeto “Tour pela Coreia”, uma série de 6 lives guiadas, gravadas em full HD e narradas ao vivo para mostrar as belezas reais da Coreia do Sul. O destino escolhido para protagonizar o terceiro episódio do projeto é um dos bairros mais tradicionais de Seul – Bukchon Hanok Village (북촌한옥마을).

Sobre a próxima Live: 

A live desta quinta-feira (10 de setembro) irá mostrar a beleza arquitetônica de uma era. As  tradicionais casas coreanas, chamadas hanok, são um estilo de construções datadas da dinastia Joseon, que durou de 1392 a 1910. Uma das curiosidades sobre o bairro e que atrai turistas do mundo inteiro, é a possibilidade de utilizar o hanbok, tradicional veste coreana, durante passeio, que pode durar de 1 a 3 horas. Durante o passeio guiado ainda será possível ver: os cafés, as tradicionais casas de chá e até guests houses, que possibilitam aos hóspedes a experiência de poder dormir em uma verdadeira e típica casa coreana.

A diferença deste projeto para outras lives disponíveis no Youtube acontece no tipo de gravação utilizada, pois além de ser em alta resolução, ainda apresenta os mínimos detalhes dos bairros da capital e traz a sensação de estar dentro da filmagem. A mesma é produzida em modo de realidade virtual, trazendo ao internauta a impressão de caminhar junto com a câmera por todo o trajeto das ruas de Bukchon Hanok Village.

“Eu assisti a primeira e a segunda Live. Conheci boa parte da cultura coreana através do Kpop, e eu não sabia que existiam tantos lugares e curiosidades sobre Seul. Foi uma grande surpresa e eu não vejo a hora de assistir aos próximos episódios”, diz Fabíola Ramos, brasileira morando na Califórnia, Estados Unidos. “Foi ótimo poder ouvir uma Live em português, pois boa parte do conteúdo disponível na internet sobre a Coreia é em Inglês. Isso com certeza, fez toda a diferença para que pudesse me sentir em casa e viajando ao mesmo tempo”.

Live dia 10 de setembro às 19 horas – Bukchon Hanok Village com narração e participação da Karina Andrade, jornalista e repórter da rádio MixFm.

 

  • Sobre o Projeto Tour Pela Coreia:

Com as restrições no turismo causadas pela pandemia de Covid-19, o Centro Cultural Coreano Brasil elaborou o projeto “Tour pela Coreia”, que possui como principal objetivo ser a opção mais segura para conhecer os pontos turísticos mais famosos da Coreia do Sul de forma realista e sem sair de casa. A ideia é levar um pedacinho da real Coreia para cada casa, mesmo que de forma virtual, o CCCB inova, mudando completamente a maneira que conhecemos as lives. O momento que vivemos é uma fase atípica, mas o desejo de viajar e conhecer novas culturas move nações. Por isso, o Centro Cultural Coreano Brasil quer divulgar ao máximo esse projeto, pois não se trata de apenas mais uma Live, mas sim de movimentar sonhos.

Ao todo o projeto possuirá 6 lives ao vivo, que ficarão disponíveis no YouTube para o público, transmitidas em full HD pelo canal do Centro Cultural Coreano Brasil. Cada transmissão mostrará detalhes nunca antes vistos em regiões do país. Na live do dia 10 de setembro, que irá ao ar às 19 horas, o CCCB guiará os internautas pelas ruas do tradicional bairro de Bukchon Hanok Village (북촌한옥마을), a região das tradicionais casa coreanas, chamadas hanok, estilo de construções datadas da dinastia Joseon, que durou de 1392 a 1910.

  • Sobre o Centro Cultural Coreano Brasil:

Desde 2013 o Centro Cultural Coreano Brasil tem como objetivo apoiar o intercâmbio cultural entre os países, trazendo para o público brasileiro informações concisas, cursos da língua coreana, aulas de Taekwondo e culinária, eventos musicais e exposições sobre diversos temas envolvendo a Coreia do Sul. Em suas redes sociais, especialmente no Youtube, no canal do Centro Cultural Coreano (kccbrazil), que já existe há mais de 4 anos e atualmente conta com mais de 8 mil inscritos, é possível acessar conteúdos didáticos e divertidos sobre: culinária, esportes, Kpop, língua coreana, festivais da cultura e muito mais.

Lives já transmitidas e disponíveis no Youtube:

Insadong – https://www.youtube.com/watch?v=fIKh4IClJKw

Hongdae – https://www.youtube.com/watch?v=dg7h6PVuKOY

E AÍ, partiu coreia?

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Leia Mais
Calming Spaces