Curry, o tempero que acompanha diversos pratos asiáticos

Ele pode ser doce, apimentado, salgado ou uma mistura de tudo isso!

Por muito tempo acreditei que o curry era feito de apenas uma única especiaria e presente apenas na cultura indiana. E como sempre fui muito chata para comer, evitei por muitos anos comer qualquer coisa que saia do meu habitual.

E para a minha surpresa, esse tempero está presente em vários pratos da culinária asiática. Com os nomes de Curry, caril ou, até o conhecido, karê. Eu sempre tive muito problemas com cores, texturas e coisas que não conheço em comidas. Então, sempre foi muito difícil eu me jogar de cabeça nas culinárias diferentes do arroz/feijão que estamos acostumados aqui no Brasil. Por ser muito amarelo, e usado de uma forma meio exagerada aqui no Brasil, nunca gostei muito do nosso Curry. Achava a cor que ele deixava estranha, um sabor muito forte… enfim. Não gostava de comer.

Foi aí, que um dia fui almoçar num restaurante japonês na liberdade (“Por que Sim. Sim, é o nome do restaurante, falarei dele um dia) e uma amiga pedi um Karê rice e eu, que não gosto de sair da rotina, pedi um yakissoba. Os nossos pratos chegaram e quase surtei quando vi o prato dela. Estava com um cheiro delicioso, a cor não era amarela, parecia um caldo normal. Ela me deixou provar e, MEU DEUS. Simplesmente amei! E foi aí que ela me disse: – “Esse é um caldo feito de Curry. Se come muito na Ásia e tals”.

Fiquei chocada, por que o gosto não era nem de longe com o curry que eu já tinha provado.

Fui pesquisar sobre e descobri que: Ele é um tempero que tem como base 1 especiaria, árvore-do-caril (Murraya koenigii), mas o que diferencia de cada país é a combinação de ervas e especiarias que o acompanham. Só para imaginar, uma receita de curry pode envolver mais de 70 especiarias diferentes, gerando inúmeras combinações que vão do salgado ao doce, passando pelo picante ou pelo amargo. Mas, sempre tem aqueles ingredientes que se destacam mais, como: açafrão, cardamomo, pimenta, gengibre, coentro, cominho, casca de noz-moscada, alecrim, cravo e canela.

Por isso, podemos dizer que cada Curry é único e especial, e está presente em culinárias Coreanas, japonesas, tailandesas, indianas e claro, como o Brasil é sinônimo de pluralidade, veio para cá também. Não é atoa que diversos exploradores estavam atrás das especiarias indianas.

Que isso fique de lição para que sempre possamos nos dar o direito de experimentar coisas novas! Vai que a gente se apaixone por algo novo?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Leia Mais
Lord Of The Rings Gets Re-release